sábado, 20 de novembro de 2010

Cada povo com seu 'tic'

     Sempre que falamos em diferentes povos e culturas diversas, muitas vezes tendemos a fazer generalizações. Isto implicanumk pré-conceito de uma nação onde vivem pessoas de vários 'tipos'e que se diferenciam umas das outras, através da personalidade, background, formação familiar, educação, etc. Aqui em Londres é possível conviver com várias nacionalidades e culturas em um mesmo lugar. Eu, pessoalmente, acredito ser um privilégio, pois não há necessidade de se deslocar, de um país para o outro a fim de perceber estas diferenças. 
Todos sabemos que alguns povos tem características e atitudes mais marcantes que os distinguem uns dos outros. 
     Cresci em uma região onde os tipos mais ressaltados são os imigrantes italianos, alemães e portugueses. Não posso dizer o contrário, pois os italianos no Brasil, em Londres e com certeza os da Itália possuem algo em comum: falar alto! A recíproca é verdadeira para os alemães, povo organizado e muitas vezes de pouco sorriso...até a bandinha começar a tocar na Oktoberfest! Não tive muito contato com portugueses, mas não são tão burros como nossas piadas demontram ser...isto é coisa de brasileiro.
    Vamos falar de nós mesmos...eu particularmente sou um exemplo de uma brasileira não típica. 'Todo' brasileiro que se 'presta' sabe sambar, adora cerveja, praia, pouca roupa e carnaval. Eu só gosto da praia e de um Zeca Pagodinho de vez enquando. Outro fato a se considerar é a imensidão do nosso país e todas as influências que sofreu desde a sua 'invasão' até os dias de hoje. Índios, africanos, europeus e asiáticos moldaram nossa cultura, que até certo ponto é nacional e logo em seguida cai nos regionalismos. Isto é um fato que não se pode evitar.
     Os brasileiros aqui em Londres tem fama de serem trabalhadores, alegres, limpos e gostarem de 'tocar', sabe nossos beijos e abraços. Mas antes de fazer amizade com um, nós mesmos temos o 'pé a atrás', pois entre nós sempre estamos 'metidos em um rolo' e somos invejosos uns com os outros. Isto é algo ruim, mas o bom disso tudo é que é dentro da nossa comunidade, o resto não fica sabendo. É engraçado pois ainda dentro da nossa comunidade há divisões: o pessoal do Sul geralmente é metido...e os gaúchos são os mais...; corre a boca solta que o pessoal da região central, principalmente os goianos considerados a poir 'raça' de brasileiros; o pessoal do norte e nordeste, aqueles que ainda não 'encarangaram' de frio estão engajados em danças, tipo professor de forró; e o pessoal do sudeste, por enquanto nada em especial.
      Outros povos e características a eles atribuídos:
chineses - donos de restaurante e sujos
japas - estudantes...e como tem
poloneses - trambiqueiros, trabalham na contrução civil
italianos - continuam a falar alto
espanhóis - adoram aparecer e falam bem alto, geralmente andam em bandos com outros espanhóis tagarelas
indianos - metidos, parecem sujos e tem um sotaque irritante
afegãos, muçulmanos e afins - parecem viver num mundinho só deles. As mulheres usam vestidos longos, tapam a cabeça e algumas usam burka. Elas não dirigem a palavra quando estão com os maridos. A maioria fede muito, o odor exala po baixo dos panos.
ingleses - por incrével que pareça ainda não consegui 'pegar' muita info. O que é fato é a educação e cordialidade dos ingleses, palavras como 'please',' thank you' and 'sorry' não são poupadas. Quando tiver informação mais acurada escreverei!
 

3 comentários:

  1. Nossa Camila, te superou em informações hoje heim?? Adorei ler as diferenças e peculiaridades de nosso povo brasileiro.
    E é bem assim mesmo, cada região tem suas características e as demais criticam as diferenças das outras, se achando os melhores, sem olhar para seus umbigos. Não é que o sul se acha, são as heranças farroupilhas, que instigaram a luta e a coragem de não desistir.
    Por isso o Brasil é chamado de muitos Brasis.
    Acredito que estas "implicâncias" muitas vezes que parecem bobas, não proporcionam o crescimento ideal e justo no país. Cada um puxa a sardinha pro seu lado, e quem deve conciliar a discórdia não consegue esta façanha, dependendo de onde veio o representante, a prioridade é sempre seu local de origem.
    Cada estado com seus benefícios, sua cultura e seus costumes, se cada um trabalhasse em prol do bem comum, não teríamos tantas diferenças sociais.
    Nossa, o assunto ficou cabeça né?haushsuahus
    O que Londres tem de sobra, falta muito no Brasil, a educação e o respeito, acho que esta seria a base fundamental para que os estados, TODOS, se equilibrassem, quem sabe???? Em um futuro??? Apesar de que ainda pretendo ver isso, sem precisar "invejar" isso dos outros países!!!
    Não te preocupa que não és a unica brasileira não típica...não gosto de samba, gosto de rock, cerveja é um copo no máximo por verão, abdiquei praia faz anos por causa do sol forte, carnaval eu ia só enquanto guria, hoje acho uma chatisse, lotado, muito calor e muito bebum, e acho roupa essencial para um visual ficar legal. Bem vinda ao clube, shuahsauhsu
    Guria, grande beijo.

    ResponderExcluir
  2. Hãã~...antes que eu esqueça, entreguei a primeira versão completa do meu TCC, agora é aguardar se caso necessitar de ajustes. Entre os dias 10 e 11 de Dezembro farei a apresentação, depois aguardar para imprimir até o dia 17, entregar, e ir pro abraço.Yessssss
    Dia 26 de Fevereiro será minha colação de grau em gabinete..ai sim guria, TÕ LIVRE....
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. iiihhh nãooo.....friozinho gostoso, daquele de acariciar a pele e dizer pra alma: vamos passar um chronos pra continuar bem bonita daqui há alguns invernos!!!hehehehe!!! Abraço ora ti e tua família, Camila!!!

    Karina

    ResponderExcluir