quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

"Quem quiser saber quem sou, olha para o céu azul..."

     Pois é...o título desta postagem tem tudo a ver com a história que vem a seguir: Estávamos, eu e minha amiga Nayara, capixaba, nas ruas de Cricklewood indo comprar produtos brasileiros nas três lojinhas brasileiras que há por lá. Chegando a rua, a Nayara me diz que as lojas brasileiras 'quase sempre' tem a bandeira brasileira na vitrine (lembrem do 'quase sempre'), eu disse pra ela que quem sabe as outras não a tem, justamente para não espantar os clientes em potencial. Ela então fez uma aposta comigo: vamos ver que acha primeiro as lojas; eu topei então. Atravessando a rua perpendicular a que estávamos, olho para o outro lado da rua e grito: Lá tem uma! lá tem uma! Ela meio atônita não conseguiu enxergar...mas onde está a bandeira do Brasil?, como conseguiste ver que é uma loja brasileira? Eu, feliz da vida, disse com muito orgulho: que bandeira brasileira, que nada...eu tô vendo a bandeira do Rio Grande bem grande estampada na vitrine! Chegando em frente a loja, nota-se uma pequena bandeira do Brasil, quase despercebida ao lado da magnífica bandeira do nosso Rio Grande. Entramos na loja...pessoal amistoso tomando chimarrão e rde fundo ouvía-se a maior música gauchesca...aquela típica e pura de nossas tradições. Não preciso nem dizer a farra que o pessoal fez dela quando contei a história...sem contar as exaltações feitas ao Rio Grande como o melhor lugar do Brasil, as mulheres mais bonitas, o povo orgulhoso, Getúlio Vargas....rolou até uma micro explicação da Guerra dos Farrapos, detalhe tudo isso em 20 minutos. O dono da lojinha, um nativo de Novo Hamburgo, tava chimarreando e proseando com dois amigos, um de Santa Maria e outro de Porto Alegre. Depois que saímos da loja eu disse pra ela, que é assim mesmo, o gaúcho tem muito orgulho de ser gaúcho e de valorizar suas raizes pampeiras, gaúcho que se presta, reconhece nossa bandeira de longe e sabe cantar o hino do RS, o do Brasil não é tão importante...mas o da terra de Getúlio Vargas sim!

2 comentários:

  1. Mas haaaaaaa....gauderiada véia fazendo história do outro lado do oceano, na terra da Rainha, num reino tão...tão...distante.
    O Rio Grande é um país dentro do Brasil, isso dito por todos os gaúchos e gaúchas de todas as querências. Nosso orgulho.
    Eu particularmente sou da opinião que poderíamos ser independentes, mas as forças políticas não deixam.
    Bom, mudando de assunto, fico muito contente de saber que nosso estado é reverenciado por pessoas que escolheram outros reinos para viver, e que não perderam sua identidade riograndense.
    Guria, terminei a facul, já apresentei e entreguei o TCC, agora é esperar que aquele governador me libere a $$$$ e arrumar as malas.
    Como está a gravidez? Já sabe o que vem por aí?
    Mts bjs pra vcs.
    Com carinho, Kathia

    ResponderExcluir
  2. Amiga, tudo bem por aí?! como vão as coisas? eu curtindo um pouco as férias quentes do sul!rsrs...
    Um abraço da amiga Karina

    ResponderExcluir